
SINAIS DE ALERTA NA LEITURA
E ESCRITA
Com a chegada do final do 1º período do ano letivo, já é possível verificar como estão as nossas crianças relativamente ao processo de aprendizagem/desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Todos os intervenientes (professores, encarregados de educação, explicadores, etc.) neste processo têm de estar atentos e dotados de informação que permita uma intervenção precoce. Deste modo, a partir do 2º período do 2º ano de escolaridade todos temos de estar de "olhos postos" na leitura e escrita da criança.
Conheça os sinais de alerta:
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Lentidão na aprendizagem dos processos de leitura e escrita, sendo a leitura silabada, hesitante e por soletração;
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Dificuldade em associar as letras aos seus sons (por exemplo, associar a letra “éfe ” com o som [f]);
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Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas;
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Dificuldade em fazer jogos com rimas;
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Fluência na leitura significativamente abaixo do esperado para a idade;
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Dificuldades na descodificação/correspondência grafema-fonema (por exemplo, vaca/faca; janela/chanela; calo/galo...);
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Ocorrência de muitos erros ortográficos, fonológicos e/ou lexicais;
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Dificuldade para exprimir as suas ideias e pensamentos na produção escrita;
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Dificuldades na memória auditiva (memória de trabalho);
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Dificuldades na leitura e interpretação de problemas matemáticos;
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Desagrado e tensão durante a leitura oral;
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Caligrafia imperfeita, irregular, muitas vezes ilegível;
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Histórico familiar de dificuldades de leitura e escrita;
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Relutância ou recusa em tarefas de leitura e escrita;
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Necessidade de mais tempo para realizar os trabalhos escolares;
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Necessidade de acompanhamento individual do professor para prosseguir e concluir os trabalhos;
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Relutância, lentidão e necessidade de apoio dos pais na realização dos trabalhos de casa;
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Ansiedade, insegurança e baixo autoconceito;
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Comportamentos agressivos e/ou de oposição.
Identifica algum destes sinais na sua criança? Não hesite e consulte um profissional especializado na área - Terapeuta da Fala, Psicólogo e/ou Psicopedagogo! Quanto mais precocemente for feito o diagnóstico e a reeducação, mais rapidamente a criança recuperará e ficará apta a acompanhar os seus colegas.
Elaborado por:
Dra. Inês Morais
Terapeuta da Fala do Centro UP