_JPG.jpg)
SABE O QUE É A PSICOMOTRICIDADE?
O que é?
A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e da relação com o
seu mundo interno e externo. Considera que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afectivas e orgânicas.
Desta forma, a Psicomotricidade tem por base metodologias de intervenção que usam como instrumento de
trabalho o corpo em movimento organizado e integrado em função das experiências vividas pelo sujeito.
A intervenção em psicomotricidade pode ser:
-
preventiva, centrando-se na promoção e estimulação do desenvolvimento global do indivíduo;
-
educativa, estimulando o desenvolvimento psicomotor para a promoção do potencial de aprendizagem;
-
reeducativa ou terapêutica, quando existem lacunas no desenvolvimento global, na capacidade de aprender, ou problemas psico-afectivos.
Na Terapia Psicomotora observa-se a forma como a criança comunica, interage e se relaciona, verbal e corporalmente, como se organiza no espaço, com os objectos, com os outros e consigo própria.
Para quê?
Para organizar a actividade cognitiva, a actividade motora e o equilíbrio emocional, assumindo como objectivo fundamental, a realização da criança enquanto pessoa.
Para Quem?
Para crianças com atrasos globais ou específicos do desenvolvimento psicomotor ou perturbações do desenvolvimento.
-
Com incidência corporal: dificuldades na motricidade global, dificuldade específica na motricidade fina, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, estruturação espacial e temporal, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos; hipo e hipersensibilidades e reactividades.
-
Com incidência relacional: dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, hiperactividade e hipoactividade, agressividade,perturbações do espectro do autismo.
-
Com incidência cognitiva: dificuldades na organização do pensamento, dificuldades no planeamento motor, dificuldades no processamento informacional (défices de atenção, de memória, de organização perceptiva, simbólica e conceptual; dificuldades de aprendizagem - discalculia, dislexia, disgrafia.
Porquê a Terapia Psicomotora?
É a intervenção que olha a criança no seu todo, potencializando as suas competências como ponto de partida para superar as suas dificuldades. Desta forma consideramos que a Terapia Psicomotora promove uma evolução mais favorável às crianças que apresentarem:
-
tipos de personalidade ou de fases do desenvolvimento que podem evoluir melhor através do agir, da experimentação e do investimento corporal;
-
necessidade de desenvolver a capacidade de comunicar e de organizar o pensamento, privilegiando a experiência ligada à interiorização da vivência corporal.
Por ser determinante para a personalidade do indivíduo o seu envolvimento ecológico e a sua história de vida, os nossos programas de intervenção em Terapia Psicomotora pressupõem sempre uma articulação directa com a família e com os principais agentes educativos e de saúde na forma de reuniões periódicas.
As nossas Propostas “PSICOMOTORAS” :
Preventiva
-
Crianças entre os 12 e os 36 meses e pais;
-
Crianças de Jardim-de-infância.
Educativa
-
Transição para o 1º ciclo;
-
Crianças do 1º ciclo.
Terapêutica
-
Avaliação / Intervenção individual;
-
Intervenção em grupo.
Elaborado por:
Dra. Joana Carvalho
Psicomotricista do Centro UP