SABE O QUE É A PSICOMOTRICIDADE?

O que é?

A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e da relação com o

seu mundo interno e externo. Considera que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afectivas e orgânicas.

Desta forma, a Psicomotricidade tem por base metodologias de intervenção que usam como instrumento de

trabalho o corpo em movimento organizado e integrado em função das experiências vividas pelo sujeito.

 

A intervenção em psicomotricidade pode ser:

  • preventiva, centrando-se na promoção e estimulação do desenvolvimento global do indivíduo;

  • educativa, estimulando o desenvolvimento psicomotor para a promoção do potencial de aprendizagem;

  • reeducativa ou terapêutica, quando existem lacunas no desenvolvimento global, na capacidade de aprender, ou problemas psico-afectivos.

 

Na Terapia Psicomotora observa-se a forma como a criança comunica, interage e se relaciona, verbal e corporalmente, como se organiza no espaço, com os objectos, com os outros e consigo própria.

 

 

Para quê?

Para organizar a actividade cognitiva, a actividade motora e o equilíbrio emocional, assumindo como objectivo fundamental, a realização da criança enquanto pessoa.

Para Quem?

Para crianças com atrasos globais ou específicos do desenvolvimento psicomotor ou perturbações do desenvolvimento.

  • Com incidência corporal: dificuldades na motricidade global, dificuldade específica na motricidade fina, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, estruturação espacial e temporal, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos; hipo e hipersensibilidades e reactividades.

  • Com incidência relacional: dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, hiperactividade e hipoactividade, agressividade,perturbações do espectro do autismo.

  • Com incidência cognitiva: dificuldades na organização do pensamento, dificuldades no planeamento motor, dificuldades no processamento informacional (défices de atenção, de memória, de organização perceptiva, simbólica e conceptual; dificuldades de aprendizagem - discalculia, dislexia, disgrafia.

Porquê a Terapia Psicomotora?

É a intervenção que olha a criança no seu todo, potencializando as suas competências como ponto de partida para superar as suas dificuldades. Desta forma consideramos que a Terapia Psicomotora promove uma evolução mais favorável às crianças que apresentarem:

  • tipos de personalidade ou de fases do desenvolvimento que podem evoluir melhor através do agir, da experimentação e do investimento corporal;

  • necessidade de desenvolver a capacidade de comunicar e de organizar o pensamento, privilegiando a experiência ligada à interiorização da vivência corporal.

Por ser determinante para a personalidade do indivíduo o seu envolvimento ecológico e a sua história de vida, os nossos programas de intervenção em Terapia Psicomotora pressupõem sempre uma articulação directa com a família e com os principais agentes educativos e de saúde na forma de reuniões periódicas.

As nossas Propostas “PSICOMOTORAS” :

Preventiva

  • Crianças entre os 12 e os 36 meses e pais;

  • Crianças de Jardim-de-infância.

 

Educativa

  • Transição para o 1º ciclo;

  • Crianças do 1º ciclo.

 

Terapêutica

  • Avaliação / Intervenção individual;

  • Intervenção em grupo.

Elaborado por:

Dra. Joana Carvalho

Psicomotricista do Centro UP

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