© 2019 por UP - Centro Infantil de Terapias & Educação

Contacte-nos: 218 061 816 - 937 841 494   |   geral@centroup.pt   |   Rua Garcia de Orta, nº9A, 2800-096 Almada

Centro registado na Entidade Reguladora de Saúde sob o número E142206.

  • Facebook
  • Instagram

PSICOLOGIA CLÍNICA

- Counseling Familiar

O conceito de Counseling é utilizado enquanto processo que ajuda na procura de definição de objetivos e potenciais soluções para situações que causam alguma confusão e desestabilização emocional.

Tendo por base este conceito e num momento de procura crescente de diferentes abordagens e soluções, num período da sociedade em que se exige cada vez mais, dando pouco tempo a todos para retornar à calma e simplesmente estar, as sessões de Counseling Familiar surgem como forma de apoio, ajuda e meio de esclarecimento para a família que procura um entendimento e  compreensão daquelas que poderão ser as questões e interferências negativas que ocorrem na dinâmica familiar. Do mesmo modo, tornar consciente o seu papel na vida uns dos outros com enfoque na situação presente – Aqui-Agora – no que sentem e de que modo agem para que se possam desenvolver outras dinâmicas e aliviar a pressão e stress causados pela emergência de situações mais negativas e confusas.

 

As sessões de Counseling Familiar procuram ser um espaço no qual terapeuta e família se reúnem num esforço conjunto para que se possam encontrar metodologias e estratégias que facilitem o processo educativo, quer seja por questões do foro psicológico e emocional (das quais são exemplo: divórcio, medos, comportamento, luto, entre outras), quer seja por questões psicopedagógicas (processo de aprendizagem, por exemplo).

 

A este espaço podem estar associadas outras consultas, tais como a Consulta de Desenvolvimento Infantil e a Consulta de Adolescentes.

 

Num consulta inicial são avaliadas as necessidades da criança e da família, recolhida a sua história clínica e elaborado um plano de intervenção. Este plano será reavaliado e reajustado ao longo do processo e de acordo com o observado, com os resultados obtidos e os objetivos a concretizar.  Os objetivos podem estar relacionados com questões do foro emocional, cognitivo ou social.

Destinatários:

  • Prestadores de cuidados ou encarregados de educação, pais ou outros familiares, que procurem desenvolver ou ajustar estratégias educativas, visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da criança ou adolescente e família no seu todo.

Frequência das Sessões:

  • A frequência das sessões é estipulada de acordo com o pedido/motivo de consulta e poderá decorrer numa cadência semanal, quinzenal ou mensal.

Em que consulta:

  • O Counseling Familiar integra a consulta de Psicologia Clínica e será realizado por uma das nossas psicólogas, com formação em terapia familiar e programação neurolinguística, exercendo actividade clínica na área do desenvolvimento infantil e com famílias desde 2008, a Dra. Ana de Sousa Martins.

Please reload

Please reload