INSCRIÇÕES ATÉ ÀS 12H DE DIA 26 DE ABRIL

Inscrições Individuais e de Grupo: 105€*

- Preço por participante

- Preço válido para inscrições realizadas até às 12h00m de 26/04/2020

*Não acumulável com outros descontos

Data, Horário e Local

27 e 29 Abril 2020

4 e 6 Maio 2020

17h às 20h

(GMT +01:00, Lisboa)

Online

Destinatários

Terapeutas da Fala e

Estudantes da Licenciatura em Terapia da Fala

Nº de Vagas

10 a 30

(curso sujeito a um número mínimo de participantes)

Carga horária e Regime

16h

Regime de E-learning

(Sessões em tempo real e de trabalho autónomo com apoio do formador via-email)

ENQUADRAMENTO:

• A perturbação comummente designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) e/ou Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011) representará, provavelmente, uma das situações mais controversas no contexto contemporâneo da Terapia da Fala, a nível internacional. As dificuldades na definição de casos clínicos, a natureza evolutiva e variável da perturbação e a "polémica" terminológica existente constituem desafios com que se debatem clínicos e investigadores no domínio das Speech Sounds Disorders na infância. Todavia, apesar de dúvidas persistentes, já muito se compreende sobre esta patologia, existindo mesmo consenso relativamente a práticas de sinalização, avaliação e intervenção sustentadas por evidência científica externa. Através do diálogo e da participação, e envoltos em casos clínicos apresentados, convidam-se os participantes (incluindo o formador) a partilhar, debater e refletir, tendo em vista a aprendizagem conjunta e suportada por literatura de referência sobre o tema.

Referências:

American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) Childhood Apraxia of Speech [Technical Report], Disponível em www.asha.org/policy, 2007.

Royal College of Speech & Language Therapists (RCSLT), Developmental Verbal Dyspraxia [RCSLT Policy Statement], Disponível em http://speech-language-therapy.com/pdf/papers/rcslt2011dvdPolicyStatement.pdf, 2011.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

• Childhood Apraxia of Speech (CAS) / Developmental Verbal Dyspraxia  (DVD) – Conceitos;
• Sistemas de classificação das Speech Sounds Disorders (SSD);
• Características de CAS/DVD;
• Identificação/sinalização precoce;
• Instrumentos e procedimentos para a avaliação terapêutica;
• Diagnóstico diferencial;
• Metodologias e práticas para a intervenção terapêutica;
• Planeamento, monitorização e avaliação da intervenção;
• Estudos de caso.

OBJETIVOS:

1) Definir os conceitos de Childhood Apraxia of Speech (CAS) e Developmental Verbal Dyspraxia (DVD);
2) Enquadrar a CAS/DVD de acordo com sistemas de classificação das Speech Sounds Disorders (SSD);
3) Descrever características associadas a CAS/DVD;
4) Enunciar sinais e sintomas facilitadores da identificação/sinalização precoce;
5) Descrever instrumentos e procedimentos para a avaliação terapêutica;
6) Estabelecer o diagnóstico diferencial entre CAS/DVD e outras SSD;
7) Reflectir sobre metodologias e práticas para a intervenção terapêutica com casos de CAS/DVD;
8) Reflectir sobre procedimentos e práticas para planeamento, monitorização e avaliação da intervenção com casos de CAS/DVD.

ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES SÍNCRONAS:

SESSÃO Nº1 - 27 DE ABRIL DE 2020 - 17h às 20h
- Apresentação
- Expetativas & Partilha
- O que são Perturbações dos Sons da Fala (PSF)?
- O que é DVD?
- Caraterísticas de DVD?
- Etiologia e Incidência
- Diagnóstico Diferencial 
- Atividade de Transferência

SESSÃO Nº2 - 29 DE ABRIL DE 2020 - 17h às 20h

- Partilha de trabalho entre sessões

- Sinais de Alerta para PSF

- Identificação Precoce de DVD

- Sinais de Alerta para DVD

- Checklists para Identificação Inicial

- Avaliação de PSF em TF:

     i) práticas e reflexões;

     ii) instrumentos e práticas.

- Atividade de Transferência

SESSÃO Nº3 - 4 DE MAIO DE 2020 - 17h às 20h

- Partilha de trabalho entre sessões
- Prognóstico para TF
- A Problemática da DVD: 
     i) Comunicação, Linguagem ou Fala?;
     ii) Programação, Planeamento ou Execução?.
- Intervenção em TF com casos de DVD:    
     i) Princípios Gerais;
     ii) Princípios Específicos.
- Estudo de Caso
- Atividade de Transferência

SESSÃO Nº4 - 6 DE MAIO DE 2020 - 17h às 20h

- Partilha de trabalho entre sessões
- Abordagens para a Intervenção
- Exemplos de Materiais e Atividades
- Atividade prática em pares: criação de uma atividade terapêutica
- Partilha de Trabalho de Grupo
- Questões e Partilha de Contatos

METODOLOGIA DE ENSINO

Este curso de formação será em regime de e-learning:

- Sessões em tempo real (12h) -  Sessões em tempo real onde o formador está em contacto direto com os formandos através da plataforma online;

- Sessões de trabalho autónomo (4h) - Período de trabalho autónomo com apoio do formador via e-mail.

A sua metodologia passará por:

- Exposição de conteúdos;
Estudo de casos clínicos;
- Atividades de reflexão individual e em grupo;
- Trabalhos de grupo;
- Partilha de materiais para estudo.

Será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Plataforma Zoom instalada no computador.

a
FORMADOR | DR. JOÃO CANOSSA DIAS:

• João Canossa Dias, Especialista em Terapia da Fala, nasce no Porto, nos anos 80, mas assume-se como lousanense desde 2007. Descobre a Terapia da Fala num curso de Língua Gestual Portuguesa e, desde então, fica fascinado com a complexidade do processo de co-construção social que é a comunicação humana. Especializou-se em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra, e em Perturbações da Comunicação, através da Universidade de Groningen. Sobre DVD, procura continuamente conhecimento e experiências “aquém e além” fronteiras. Encontrou-se na ARCIL com a sua missão profissional, organização onde é terapeuta da fala, a par de fazer outras "coisas". Chega ao tema da Dispraxia Verbal de Desenvolvimento por necessidade, persistindo na investigação pelo mistério e pela companhia de amigos e colegas que admira. Gosta de aprender, onde e com quem possa partilhar conhecimento e novas ideias.

INSCRIÇÕES:

• Inclui materiais e certificado de frequência

• Preencher a ficha de inscrição em bit.ly/inscricao-curso-online-dvd

• A inscrição só é válida após o pagamento.

• Inscrições válidas até às 12h de dia 26 de Abril de 2020. 

• A formação encontra-se sujeita a um número mínimo de participantes.

DESCONTOS (Não é válido durante a Promoção Flash)

 10%* para participantes de workshops/formações anteriores do Centro UP

 15%* para associados da APTF

 15%* para associados, clientes ou colaboradores de parceiros do Centro UP (Consultar aqui)

 15%* para estudantes

PAGAMENTO: 

• Por transferência bancária (IBAN PT50 0010 0000 5354 3420 0012 0; Banco BPI – Magnetipalavras, Lda.)

• Comprovativo de pagamento por transferência bancária deverá ser enviado para geral@centroup.pt

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

• A data limite de inscrições poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

• As inscrições validadas serão processadas por ordem de chegada. Caso o pagamento não seja efetuado, surjam mais inscrições validadas e se complete o número máximo de participantes, perderá a sua vaga automaticamente. 

• Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, o workshop poderá sofrer alteração de data ou mesmo ser cancelado, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Centro UP.

• Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a mesma for comunicada até 4 dias antes da data agendada para o início do workshop.

*Não acumulável com outros descontos

© 2020 por UP - Centro Infantil de Terapias & Educação

Contacte-nos: 218 061 816 - 937 841 494   |   geral@centroup.pt   |   Rua Garcia de Orta, nº9A, 2800-096 Almada

Centro registado na Entidade Reguladora de Saúde sob o número E142206.

  • Facebook
  • Instagram